5 de julho de 2015

Teocracia


O que é Teocracia?

A definição mais comum que encontramos de teocracia é "governo de Deus". A origem do termo é grega sendo derivado das palavras (Theos = Deus) e (Kratos = Poder, força ou governo). Neste sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou chega a assumir a condição de divindade encarnada.

No caso dos hebreus, a concepção de teocracia era tomada por outras características. Sendo uma civilização monoteísta, não admitiam que seus líderes políticos galgassem alguma condição de natureza divina. Nesse sentido, tais líderes tinham a importante função de intermediar sua relação com Iaweh, nome dado ao seu único Deus adorado. No Antigo Testamento, existem vários relatos onde os dirigentes políticos hebreus justificavam suas ações pela orientação diretamente fornecida pelo seu Deus.

O que é um Estado Teocrático?

Estado teocrático é o país em que o poder político está intimamente atrelado ao poder religioso. Isso significa que a religião interfere no modo de se conduzir o país. O estado, pois, adota uma religião oficial e todos são obrigados a segui-la.

Egito

No Egito, que teve em sua religião algo muito peculiar. Inicialmente era uma religião politeista, ou seja, acreditava em várias divindades e até mesmo em forças da natureza.

Sua importância na sociedade egípcia era tão grande que nós podemos encontrar suas influências até na forma de governo do estado. O Egito era um estado teocrático, onde as ações politicas, juridicas e sociais eram submetidas as normas da religião e o administrador que era o faraó, que governava em nome dos deuses.

O faraó tinha todos os poderes em suas mãos e assumia várias funções, sendo considerado a personificação de Deus na terra. Assim, podemos perceber a importancia que a sociedade egipcia dava a religião.

Vaticano

As monarquias absolutistas começam a surgir na Europa, depois de um período de intensa fragmentação do poder político, provocada pela queda do Império Romano e pelas invasões bárbaras no ocidente. Naquele momento os conflitos por domínios territoriais ocorreram não somente entre os futuros estados, como também entre estes e a Igreja Católica. É preciso lembrar que naquele momento o Vaticano praticamente configurava-se em uma forma de Estado, considerando-se seu poder político. Em virtude disso, a independência das unidades nacionais em relação a Roma contrariava os interesses da Igreja, que temia perder sua autoridade.

Já na atualidade, um exemplo atual de regime desse tipo é  regido pela Igreja Católica e tendo como chefe de estado um sacerdote, que é o Papa.

Outros países:

Todos os países autodeclarados estados islâmicos tem como sistema de governo a teocracia, mesmo alguns sendo monárquicos. Outros exemplos que não informei acima, são eles:

• Afeganistão
• Arábia Saudita
• Irão 
• Mauritânia
• Paquistão

Crescente fértil atualmente: